terça-feira, 3 de abril de 2012

Totalquestionamento



  1. Definição. Totalquestionamento é a posição de questionamento em relação a qualquer assunto em questão. Questionamento total de tudo e todos.
  2. Hábito. E o habito sadio de questionar livremente tudo e todos, não tomar nada como certo ate que esteja provado ou aceito como evidente racionalmente. Di tipo não acredite em tudo o que leia, de tudo que sai na internet, etc.
  3. Termo. Totalidade refere-se à condição de ser total inteiro, universal, completo Questionamento refere-se ao ato de questionar, dúvida, interrogação, não aceitação de um conhecimento, posição.
  4. Questionamento. O questionamento em si envolve diversas situações, coisas, posições, tais como: conhecimento, análise, crítica, fundamentação, veracidade, interdisciplinaridade, etc. Nem todo muno questiona, a maioria prefere aceitar as coisas como elas são. Já que questionar é o primeiro passo par a mudança e isso traz insegurança e as pessoas preferem se sentir seguras, confortáveis, estáveis. Mas só que a mudança é algo inevitável.
  5. Ciência. Modernamente a ciência permite qualquer um contestar, indagar, antepor, duvidar, questionar, analisar friamente, as informações, idéias, teorias, opiniões, sem que isso seja visto como um mau sinal.
  6. Posição. E dever nosso questionar tudo, inclusive as nossas próprias posições.
  7. Cartesianismo. O totalquestionamento e uma versão moderna do cartesianismo, no duvido, logo penso, penso logo existo.
  8. Fenomenologia. Na fenomenologia nós encontramos o mundo aceito como ele é, mas também atitudes concretas para mudar isso.
  9. Onirocrítica. Esse raciocínio se aplica cabalmente com a onirocrítica sonho lúcido questione a mim e tudo o que eu digo, utilize critérios elegidos por você para certificar da autenticidade e veracidade do que eu digo não aceite nada a priori. 
Otavio Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário